China In Box, por Carlos Castelo

Eram 20h55 quando liguei ao China in Box do Itaim.

Marília queria carne acebolada. Eu resolvi experimentar o guiosa - que no cardápio se grafa com "y". Será assim na China?

Normalmente não usamos açúcar em nossas dietas, por isso os caramelados oferecidos foram delicadamente rejeitados.

A atendente perguntou-me qual era o pedido.

- Um guiosa e uma carne acebolada grande, sem arroz – disse.

- Um guiosa e uma carne acebolada grande? – ela checou.

- Sim, um guiosa e uma carne acebolada grande. Sem arroz – confirmei enfaticamente.

Ela foi específica:

- O guiosa é suíno ou bovino?

- Bovino.

- Bovino? – certificou-se.

- É, bovino.

- Cozido ou frito?

- Cozido.

- Um guiosa cozido então?

- Cozido, por favor.

Para ter certeza ela ia se repetindo.

- Então vamos lá: um guiosa cozido bovino e uma carne acebolada grande, sem arroz. É isso, senhor?

- Isso.

- Não aceita uma porção de arrroz com a carne acebolada?

Minha paciência já se esgotava com tantas indagações.

- Não, não quero arroz.

- Nem o risoto da China?

- Não, nem o risoto da China, muito obrigado.

Ela então começou a dizer para si mesma as questões postas a mim numa espécie de mantra.

- Ok, então NÃO colocar arroz normal nem risoto da China com a carne acebolada. É isso, é isso.

Calei-me e houve uma pausa. Como não se dizia mais nada arrisquei:

- Chega em quanto tempo?

Silêncio, achei que a ligação havia caído. Mais uma longa pausa. Só aí ela voltou à linha:

- Desculpe, senhor Carlos, o senhor pediu um guiosa bovino cozido e uma carne acebolada sem arroz, não foi?

- Foi.

- E não quer mesmo o risoto da China, não é?

- Não, não quero o risoto.

Só nesse momento encerrávamos o pedido com ela afirmando:

- 35 reais e noventa centavos, forma de pagamento?

- Cheque.

E, aí de chofre, ela determinou:

- Chega no máximo em 40 minutos. Até logo.

E desligou o telefone na minha cara.

A parte degustativa propriamente dita começou depois de 35 minutos, antes do prazo previsto. Ponto para o China In Box.

A comida chegou bem apresentada e quente.

Veio com garfinhos plásticos adequados, folhetaria excessiva. E, penâlti, sem shoyu (tivemos que usar o nosso).

Os guiosas estavam muito bons e o molho particularmente delicioso.

Já a carne acebolada veio em porção muito boa, porém não me pareceu saborosa.

Passou-me a impressão de ter sido amaciada com aqueles produtos à base de mamão para ficar tenra.

O meu biscoitinho da sorte dizia: a felicidade é uma família unida.